"Eu acho que ele não tinha planos de repartir sua carreira com a prisão até esse ponto," disse a editora do blog da MTV RapFix, Hillary Crosley, durante a discussão. "Mas eu acho que ele, de algum modo, estava preparado para isso... então quando aconteceu ele já sabia o que viria."
Talvez a maior realização do Weezy no ano passado, foi ver seus pupilos, Drake e Nicki Minaj, se tornarem estrelas. Drizzy Drake estava bem atrás de Tunechi na lista do ano passado, ocupando o 3º lugar.
"Wayne não estar por perto, não pareceu ser tão ruim," disse o supervisor e produtor do MTV News, Sean Lee.
O escritor chefe do MTV News, Jayson Rodriguez, concordou: "Ele consegue causar este impacto pelas pessoas que são próximas dele. E essas pessoas têm ajudado ele a se manter enquanto não está por perto."
Mas não foram apenas Drake e Nicki que se beneficiaram com o apoio de Weezy. As músicas Never-Say-Die e I Made It do Kevin Rudlolf, venderammeio milhão de cópias com a ajuda do Tunechi, e o cantor inglês, Jay Sean, teve sua música Down no topo das paradas de 2010.
E finalmente, Slim Shady. Eminem e Lil Wayne se aproveitaram de seus respeitos mútuos em dois notáveis duetos: Drop The World e No Love. Nem uma das músicas bombaram nas paradas, mas as duas foram muito criticadas por serem consideradas umas das músicas de Hip-Hop, com as letras mais malvadas, ao pé da letra. As músicas nos fazem lembrar que ainda é muito importante mandar ver nas rimas, não apenas para os fãs, mas também para os cérebros do MTV News, que levaram em consideração o sucesso comercial, impacto, popularidade e boas letras para escolher o MC mais popular do momento.
Dito isto, o encarceramento apresenta desvantagens reais além do óbvio. Weezy não pode fazer muitas turnês em 2010. E ele não podia imaginar o que estava a caminho, incluindo dois prêmios do BET e sua 4º posição na lista do Forbes dos artistas de Hip-Hop mais ricos de 2010, Hip-Hop Cash Kings, com $ 20 milhões de dólares em ganhos.
Segundo Lee, Wayne, de longe, está dentro de todos os critérios dos jurados. "Letras, fluxo, impacto, repercussão, as vendas," disse ele. "Sem mencionar o intangível: Esse é o poder de uma estrela, quando um mano fica afastado por tanto tempo e nós ainda falamos sobre ele como se ele ainda estivesse aqui."